Entretenimiento

operation underground railroad mommy training//
Portugal-Takuba 2022

Operation Underground Railroad Movie
Portugal-Takuba 2022

As palavras são do ministro da Defesa Nacional (MDN), João Gomes Cravinho: “Portugal irá participar na missão Takuba, inicialmente com um conjunto relativamente pequeno, com 20 militares de forças especiais, mais dois no quartel-general. Veremos se em 2022 é necessário ou não aumentar essa força para estarmos ao nível de outros países”, disse à Lusa em Paris, no âmbito das comemorações do 14 de Julho, o 10 de Junho francês.

Operation Underground Railroad

E, para estar “ao nível de outros países”, é preciso perceber qual é o grande jogo no Sahel. E o mesmo é de intelligence , espaço para onde as potências europeias transferem e jogam as suas rivalidades. Não deixa de ser curioso e simbólico, aliás, este anúncio ter sido feito em França. O MDN está sintonizado neste jogo e sabe que para o jogar bem tem de ter homens e mulheres no terreno.

Operation Underground Railroad USA

Tendo cerca de 200 anos de atraso em influência neste “mercado regional não tradicional” para franceses, espanhóis e italianos, temos de arrepiar caminho, caso queiramos atingir alguma paridade digna de nota. Tratando-se de área cuja formação leva tempo e de fácil interferência política, as quais geralmente não ajudam à “fruição dos objectivos” a atingir, Portugal poderá optar pelo modelo italiano para a “povoação de África”, através de criação, distribuição e controlo de uma miríade de organizações não governamentais (ONG), que canalizam informação do terreno, ajudando assim ao processo de decisão política, com sentido de terreno.

Operation Underground Railroad EEUU

Este “povoamento-relâmpago” também pode passar pela divulgação na Academia portuguesa, que qualquer doutorado com tema africano contemplado no título/dissertação aprovada, ao inscrever-se na Universidade Cheikh Anta Diop, de Dakar, Senegal, ganha um certificado de africanista que lhe permite dar aulas em qualquer universidade africana. Só assim me parece querer construir-se a casa pelos alicerces, promovendo condições para a criação de uma rede de contactos de amantes do estudo das dinâmicas regionais no continente, que sabem que para se ser um verdadeiro especialista em África é preciso saber-se quem casa com quem, quem é cunhado de quem, quem é suserano de quem. E isso só se consegue com terreno.

Operation Underground Railroad Estados Unidos

Outra dificuldade prosaica que faz o investigador português corar de vergonha lá fora e correr o risco da desconfiança é o certificado de habilitações. Vão lá explicar a um senegalês, a um maliano ou a um marroquino, como me aconteceu inúmeras vezes, que um certificado de habilitações substitui o diploma, já que apresenta um resumo do curso em avaliação escrita e média de valores finais, quando ao lado está um bissau-guineense com uma cartolina azul-petróleo, com letras douradas a dizer “Diploma”! O português, nesse momento, assume perante os olhos do colonizado a dimensão do chico-esperto que aparece com um papel e um “31 de boca”, que lhe permitiu 500 anos de vantagens. É obviamente falso, o papel, o português, o fato, os factos!

Esta guerra não se ganha com F-16 nem Dassault Rafale, mas com inteligência. E, para tal, há que engajar os mais inteligentes, facilitando-lhes a vida nestas pequenas coisas. Conquistem-nos a libido e depois logo se verá!

Deixo também votos de Eid Moubarak , por mais esta celebração da Grande Peregrinação e do sacrifício do carneiro, que se celebrará na próxima semana, a todos/as.

Operation Underground Railroad United States of America

Politólogo/arabista

www.maghreb-machrek.pt

Escreve de acordo com a antiga ortografia

.

Operation Underground Railroad OUR